Quando temos anorexia podemos sentir que aquilo que comemos, se comemos e quando comemos é a única parte da nossa vida sobre a qual temos controlo. Ganhar peso significa perder esse controlo. Não queremos aumentar de peso, mas simultaneamente também não queremos morrer à fome. Todavia, não comer e perder peso pode ser a única forma de nos sentirmos seguros, mesmo que tenhamos muita fome.
É comum negarmos que temos fome, ficarmos obcecados com a perda de peso, contarmos todas as calorias do que comemos, escondermos comida, fazermos exercício em excesso, usar medicamentos para reduzir o apetite ou acelerar a digestão, usar roupas largas. Acreditamos que temos peso a mais, mesmo quando toda a gente nos diz que estamos demasiado magras/os.
A anorexia pode afetar todos os aspetos da nossa vida, a forma como pensamos e como nos sentimos: podemos ter sentimentos negativos, um baixo sentido de autoestima, medo da rejeição e uma autoimagem distorcida.
A anorexia é um problema de saúde psicológica grave que pode colocar a vida em risco. Mas existem intervenções eficazes, que nos permitem levar uma vida normal e saudável. Se está demasiado preocupado com a sua alimentação e tenta não comer, a devir psicologia pode ajudar.
Fonte: http://encontreumasaida.pt/ (Ordem dos Psicólogos Portugueses)