Existem diferentes graus de gravidade e tipos de problemas de saúde psicológica. Alguns dos mais conhecidos são a Depressão, a Ansiedade, a Perturbação Bipolar ou a Esquizofrenia.
Os problemas de saúde psicológica podem acontecer em qualquer idade e afetar a forma como pensamos, sentimos e nos comportamos. Embora todas as pessoas possam experimentar sentimentos de ansiedade ou tristeza, um problema de saúde psicológica existe quando estes sentimentos são tão frequentes ou se tornam tão perturbadores que interferem com a nossa capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia, de trabalhar, de aproveitar os nossos tempos livres e manter relações com os outros.
Experimentar problemas de saúde psicológica é perturbador e assustador. Podemos sentir que não há solução, que perdemos o controlo, que já não somos nós próprios ou que vamos ficar “malucos”. Podemos ter medo de que os outros olhem para nós como estando doidos e de perdermos os nossos amigos, a nossa família e independência.
No entanto, os problemas de saúde psicológica constituem uma experiência humana comum. Podem acontecer a qualquer um de nós, em qualquer altura. Na realidade 1 em cada 5 portugueses sofrem de uma perturbação psicológica, sendo as perturbações mentais mais comuns as da ansiedade e as depressivas. Todos os anos, os problemas de saúde psicológica afetam mais de um terço da população europeia (164,7 milhões de pessoas).
Às vezes desvalorizamos a importância e a gravidade dos problemas de saúde psicológica, tal como subvalorizamos o sofrimento que eles acarretam. Uma doença psicológica é tão má (ou pior) do que qualquer outra doença, a única diferença é que não existem evidências físicas para as quais possamos olhar (uma ferida ou uma perna engessada). É importante não esquecer que ter um problema de saúde psicológica não é um sinal de fraqueza e não nos faz pessoas piores ou inferiores às outras.
Um problema de saúde psicológica não é diferente de um problema de saúde física: reconhecer precocemente os sintomas de um problema de saúde psicológica e procurar tratamento é importante. Quanto mais cedo o tratamento começar, melhor será o resultado.
Existem múltiplos tratamentos eficazes para os problemas de saúde psicológica. É possível recuperarmos de uma perturbação psicológica e vivermos uma vida plena, produtiva e feliz.
A maior parte de nós conhece ou vai conhecer alguém com um problema de saúde psicológica. A maior parte de nós já teve um problema de saúde psicológica ou irá experimentar um ao longo da vida. Os sintomas de doença psicológica não desaparecem só com “força de vontade”, a devir psicologia pode ajudar.
Fonte: http://encontreumasaida.pt/ (Ordem dos Psicólogos Portugueses)